Dos infinitos



Esta semana a comunidade científica ao redor do mundo se despediu de Cassini, a sonda que visitou Saturno e que nos presenteou com imagens incríveis do planeta dos anéis - e do espaço ao redor, suas luas e até de nossa própria casa vista de tão longe. Quando comentei sobre o fim da missão de Cassini e de seu mergulho na órbita do planeta imenso, você se lembrou da data - que havíamos associado à proximidade de seu aniversário: "é, vai ser dia 15!". Nos últimos meses olhamos juntas algumas imagens enviadas pela sonda, e seu encantamento é uma das coisas de que gosto muito em nossas conversas, a certeza de que você enxerga a mesma beleza que me maravilha toda vez. Compartilhamos o mesmo deslumbramento diante da possibilidade concreta de esticarmos nossa visão até as esquinas mais distantes do nosso sistema solar, olhar longe no nosso universo sem fim. Você acha incrível, e esses olhares distantes inspiram seus desejos de menina curiosa que quer ser astronauta.

Saturno, seus anéis e a casa da Amanda (imagem compartilhada por Neil deGrasse Tyson no Twitter).



Você sabe que pode mudar de ideia a qualquer momento, e quando fala nas outras possibilidades - chef de cozinha, veterinária, cientista num laboratório cheio de microscópios e tubos de ensaio - eu acho bonita sua percepção de que a vida está apenas começando e de que é um privilégio imenso poder alimentar sonhos tão legais.



Mas eu queria dizer outra coisa. 

Queria dizer de novo que não importa que caminho você siga em suas escolhas futuras, você é você. O que define Amanda não é a profissão que um dia escolherá, mas a pessoa que você está construindo a cada dia, o coração que você está alimentando cada vez que escolhe a verdade, o carinho, a gentileza. E hoje, em seu aniversário de dez anos, eu queria dizer que estou muito feliz com o que vejo acontecer com você a cada dia. É uma alegria imensa poder ver suas pequenas e grandes conquistas, seu aprendizado nem sempre fácil de como fazer a escolha mais justa. Este tem sido um ano de desafios novos, nova escola, nova forma de lidar com experiências coletivas - e testemunhar suas dúvidas, seus tropeços, seus momentos mais difíceis me ajudou a ver sua força, sua vontade de crescer e aprender, mesmo que isso às vezes signifique mudar de ideia - algo dificílimo até para adultos! E como uma verdadeira cientista, você tem parado, pensado, mudado, experimentado diferente. E nos enche de orgulho.



O que desejamos para você hoje, meu amor, é que sua infância continue sendo essa aventura deliciosa que você constrói a cada pedalada, a cada descoberta, a cada cupcake devorado com gosto, a cada pirueta descabelada. Que você siga com esse entusiasmo incrível que nos contagia e que sua risada continue ecoando por aí como os sinais que Cassini nos enviou lá das bandas de Saturno. Assim como o tempo de Cassini, o tempo da infância também vai passar; mas assim como as imagens que chegaram de Saturno vão para sempre alimentar a Ciência, também suas risadas ficarão para sempre em nossas vidas - que sua alegria, minha linda, é nossa estrelinha mais brilhante. 

Te amamos muito.
Rita, Ulisses, Arthur.

4 comentários:

Marcia disse...

Feliz Aniversário, Amanda! Que você sempre encontre motivos para sorrir, rir, sonhar, inventar, experimentar, criar. E ser sempre muito feliz!

Que lindo esse paralelo entre Cassini, Saturno, Sistema Solar e sua estrelinha mais brilhante, Rita! Parabéns pela família incrível.

dionete bugyi-zande disse...

parabéns para a amanda pelo aniversário e para a rita pelo texto lindo ♥

Marissa Rangel-Biddle disse...

Happy birthday, Amanda!!!!

Juliana Barbosa disse...

Feliz aniversário Amanda! Que sua alegria, sua vida, brilhe sempre como todas as estrelas do céu. Beijinhos,
Lindo texto mamãe Rita!!! Abraço, Ju

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }