Light as a butterfly wing


Amanda ganhou um borboletário no Natal. No último sábado capturamos duas lagartas distraídas no quintal e, malvados que somos, privamos as coitadas da liberdade de serem comidas pelos passarinhos. Dentro do borboletário, que mede cerca de dois palmos de altura e palmo e meio de diâmetro (medidas precisas), botamos uma plantinha e uma folha grande de ameixeira (guloseima apreciada, como evidenciavam as marcas deixadas pelas mandíbulas - small but strong). Dentro da casinha de tule, andaram pra lá e pra cá, ignoraram solenemente folha e plantinha e horas depois estacionaram: uma no teto do borboletário, outra na borda do vaso. Na noite do domingo, se penduraram pretas, gordas, grandes, presas por um pontinho de seda que elas confeccionaram mexendo as cabecinhas prum lado e pro outro, coisa mais linda de todo o mês de janeiro. Para minha surpresa, na manhã seguinte, cada lagartona preta já era um pequeno casulo acinzentado. Hoje, o casulo tem cores, listras que se cruzam. Aguardamos as asas se abrirem para devolvê-las o quintal, não sem antes agradecer por serem um bichinho tão formidável. 

***

Enquanto Genoveva e Godofreda fabricam suas asas, apreciamos suas primas novaiorquinas do Museu de História Natural.












***

Os dois últimos livros que li eram da Editora Vintage. Editora que deixa a gente mal acostumada: os livros são leves, com capas molinhas e brilhosas. Editoras do mundo, mirem-se no exemplo daqueles livros que não pesam na bolsa. No caso desses contos da Munro, aliás, deve ser para compensar o peso no peito.

"We tried to see her without looking at her..."



A caixa de bolinhas brancas abriga a orquídea que a amiga trouxe. No meio da tarde cabe um minuto fugido do trabalho, uma flor na calçada embaixo da sombrinha - chove sem parar nessa cidade. Borboletas, livros leves (mesmo quando não), flores. Só me resta tomar um café e ler aquele último conto, I think that's what they call "só leve o que te faz leve".




0 comentários:

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }