Rijksmuseum


Acho que cada pessoa que visita o Rijksmuseum terá o seu próprio Rijksmuseum. Haverá quem se perca entre as galerias procurando os seus favoritos; quem tente ver tudo e descubra assustado no final da tarde que jamais conseguirá num dia só; quem escolha uma ala e lá se esqueça da vida, namorando o que lhe convier. Tudo pode. O meu foi um misto de quero ver muito, mas não posso correr riscos, eu tinha meus desejos antigos. Então fui com calma, mas antenada. Tive boas e grandes surpresas, arrumei novos amores. Quando cheguei ao grande salão onde sabia que o Vermeer estaria, fiz de conta que não era comigo. Comecei pelo outro lado. No meio do caminho, desisti. Pensei, ah, pra que esperar mais. E fui lá ver minha leiteira. Nosso Rijksmuseum, meu e do Ulisses, foi mais ou menos assim, de olhares em zoom e de passos para trás. 

Para as crianças, foi uma grande caça ao tesouro. Uma brincadeira que eu costumo fazer com eles em museus no Rijks ganhou uma nova dimensão. O aplicativo family quest no kit multimídia do museu tem a caça ao tesouro master, com direito a enigma a ser desvendado à medida que a criança "examina" determinadas obras e brinde no final. Nunca uma visita a um museu foi tão divertido para eles. Nota mil para o Rijks. 

***

Rembrandt, always.






My sweet Vermeer.





Ele, que não pude fotografar em seu próprio museu (ao contrário do Van Goth, no Rijksmuseum é permitido fotografar as obras, como vocês podem perceber), tava lá me esperando.


Israels, que o Van Gogh me ensinou a admirar em Cartas a Théo. 


Claez Heda, meu novo espanto.


Etc etc etc.
***

"... the sight of the stars makes me dream." - Van Gogh.



1 comentários:

Clara Lopez disse...

Fui uma única vez a esse museu, e a Amsterdam, para jamais esquecer: a cidade, as bicicletas, a cultura, as águas, os barcos, as pessoas muito seguras, as mulheres em especial, uma identidade forte. E Van Gogh, esse deslumbre todo no museu.
Abraço, que a gente possa viajar sempre mais, o mundo é mesmo vasto,
Vera

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }