Meme dos livros - Dias 05 e 06


Um livro que te trouxe um olhar novo sobre a vida

A rigor, todo bom livro altera um pouco nossa relação com o mundo, nem que seja acrescentando um pouco mais de poesia ou uma pitada de revolta. Mesmo quando não vamos tão longe a ponto de alterarmos nosso "olhar sobre a vida", não acho exagero falarmos do "poder transformador" da leitura. 

Honestamente neste momento não me ocorre um livro que tenha alterado de uma só tacada minha visão de mundo, mas a lista dos que abrem meus horizontes todos os dias é quase tão longa quanto a lista de livros lidos desde a infância. (Na verdade, o sumo da honestidade para esta categoria do meme seria: o primeiro livro, foi esse o que trouxe um novo olhar.) Minha memória recente, no entanto, destaca um que, se não mudou minha visão de mundo (e não mudou), realçou ainda mais alguns de meus deslumbres mais profundos. Estou burlando as regras, eu sei, mas o que posso fazer se comigo as mudanças não se dão em uma só leitura? A mudança aqui é: de interessada pelo assunto para fascinada por ele. Vale? Falei dele recentemente por aqui, Assim caminhou a humanidade, organizado por W.A. Neves, M.J.R. Júnior e R.S.S. Murrieta. Cabe perfeitamente na categoria "livros com potencial para trazer um novo olhar sobre  a vida". Não foi meu caso, porque o Darwin há muito me deslumbra, mas certamente acrescentou doses generosas de encantamento pela ciência. Leiam.

***

E como me atrasei, já vamos direto ao dia 06.

***

Um livro que você levou até o final só de teimosia
 
O meme está bombando no Face e várias pessoas mencionaram o Código da Vinci, do Dan Brown, nesta categoria. Discordando com força, digo que me diverti horrores lendo Código, mas trago o mesmo autor para a classe da teimosia. Por causa de Código da Vinci, fui à cata dos outros títulos do Brown e posso dizer que teimei mais quatro vezes. Com exceção de Anjos e Demônios, que ainda considerei mais ou menos, os outros foram dureza. Mas li. Podem escolher: Ponto de Impacto, outro cujo título me esqueci e o péssimo Símbolo Perdido - eis meu eleito para o meme. Com Símbolo me rendi e nunca li Inferno, mas posso dizer que, olha, fui teimosa. 

0 comentários:

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }