Meme dos livros - Dia 04


Um livro que você indicaria pra um novo amigo

Talvez esta seja a categoria mais festiva do meme. Quase fiz um sorteio. 

Porém calhou de agorinha mesmo eu ter terminado a leitura de Espere a Primavera, Bandini. Um novo amigo receberia de mim a indicação: ah, leia logo, leia agora, é maravilhoso, seguido de mais uma daquelas frases que, se não nos fazem perder o amigo, convencem: você vai adorar, sei que vai, ande, leia. 

No início, eu queria Pergunte ao Pó, o celebrado clássico de Fante. Na livraria, comprei antes A irmandade da uva, minha porta de entrada à sua escrita. Depois, bem no início deste ano, finalmente li Pergunte ao Pó e conheci o protagonista Arturo Bandini, o escritor angustiado, perdido, genial, meio marginal. Há uns dois meses, li os contos de Vinho da Juventude e aí, pronto, achei meu Fante favorito, o que escreve sobre a infância. Vinho foi meu Fante campeão até semana passada. Espere a Primavera, Bandini tomou o topo do pódio. 

Então, aos novos amigos ou amigas diria: leiam Fante; comecem por Espere a Primavera e conheçam a infância de Arturo Bandini. Depois vejam no que ele se transformou em Pergunte ao Pó. De volta ao universo da infância, deleitem-se com Vinho da Juventude. Se quiserem conhecer o livro que Fante publicou depois de duas décadas sem escrever, leiam Irmandade da uva. (Todos os livros de Fante que li foram publicados pela Ed. José Olympio, em tradução de Roberto Mugiatti.) 

Depois, tomando um café ou um vinho, eu e o novo amigo/amiga trocaríamos ideias e diríamos coisas como aff, como escrevia aquele Fante, hein. Desgraçado.

 ***

Este post é dedicado a Tina Lopes, que também está participando do meme no blog chamado... Pergunte ao Pixel. Foi Tina quem primeiro me fez curiosa em relação a Fante. Sou grata a ela por simplesmente ter falado dele e me deixado curiosa. Encaro como um presente de amiga, dos bons.

2 comentários:

Palavras Vagabundas disse...

Amo John Fante! Grande indicação, qualquer amigo vai adorar! Sabia que ele foi um grande roteirista em Hollywood? bjs Jussara

Juliana disse...

Yô lendo o do Vinho e adoro Espere a Primavera.

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }