Lá vem a van


Um projeto bacanérrimo estará de passagem por Floripa na próxima semana. A Jeanne Callegari, que assina o prefácio de Contos do Poente, e a roteirista Renata Correa, acompanhadas de outros escritores, darão o ar de suas graciosas graças por aqui. Espiem só.

***

Projeto Escritores na Estrada chega a Florianópolis na segunda, 20 de julho

Financiado por crowdfunding no Catarse, os autores em turnê
chegam à capital catarinense para leituras e bate-papos
na Cervejaria Sambaqui e oficinas no SESC Prainha



Uma viagem de van pelo Brasil, com eventos literários em diversas cidades. Essa é a proposta do projeto Escritores na Estrada, que acaba de ser financiado por meio de uma campanha de crowdfunding no Catarse com 161 apoiadores. A ideia é romper as barreiras que dificultam que autores independentes sejam lidos e criar pontes entre escritores e leitores, assim como entre os escritores de vários lugares.
A primeira cidade a ser visitada pelos escritores Ana Rüsche, Jeanne Callegari, Rafael Daud, Renata Corrêa e Tarsila Mercer de Souza é Florianópolis, aonde chegam de van na segunda-feira, dia 20 de julho. Na cidade, serão realizados dois eventos públicos.
O primeiro é uma leitura na Cervejaria Sambaqui do Santa Mônica, na segunda, dia 20. Nesse dia, os autores lançam seus livros, lêem textos próprios e convidam escritores da cidade, como Rita Paschoalin, João Amado e Priscila Lopes, para ler e conversar sobre poesia e prosa. O segundo evento público é um circuito de oficinas de criação literária no SESC Prainha, na terça, dia 21. São cinco oficinas consecutivas de cerca de vinte minutos cada.
Cada escritor preparou oficinas de acordo com suas áreas de formação e expertise. A escritora Ana Rüsche, por exemplo, vai ministrar aulas de escrita criativa. Rafael Rocha Daud, que também é psicanalista, vai falar sobre o inconsciente no texto literário. A roteirista Renata Corrêa falará sobre a jornada do Herói e trará uma proposta para a jornada da Heroína. Já a poeta Jeanne Callegari, que é formada em Jornalismo pela UFSC, falará sobre mulheres e poesia, enquanto Tarsila Mercer de Souza fará uma oficina sobre corpo e poesia. Além dos eventos públicos, os escritores pretendem visitar locais históricos e sebos interessantes, como o Elemental, no Centro da cidade.
A turnê será documentada em fotos e vídeos, que renderão uma publicação impressa em formato de cartões postais, com imagens e textos literários, e um documentário. Entrevistas e conversas com escritores serão registradas em vídeo e disponibilizadas no site da turnê. Além disso, o grupo está alimentando um site sobre a viagem (www.escritoresnaestrada.com.br). "A ideia é que todo mundo possa viajar conosco", diz Ana Rüsche, uma das idealizadoras da iniciativa.
As fotos da turnê serão tiradas pelo fotógrafo chileno Gonzalo Cuéllar. Já os vídeos serão captados pelo documentarista Fred França, que completa o time que vai pegar a estrada em julho. O projeto contempla ainda viagens para quatro capitais brasileiras: Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na quarta-feira, dia 22, o grupo já pega a estrada novamente, rumo a Porto Alegre, aonde farão mais oficinas, leituras e bate-papos.

Confira a programação dos Escritores na Estrada em Florianópolis:

20/7, seg: Leitura na Cervejaria Sambaqui
  • Leitura no bar da Cervejaria Sambaqui, a partir das 19h, no Santa Mônica, Av. Madre Benvenuta, Posto BR. Fica próximo à UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Com a presença do João Amado, Rita Paschoalin, Priscila Lopes e outros escritores.
21/7, ter: Curto Circuito Criativo no SESC Prainha
  • Curto Circuito Criativo, oficina de criação literária. Das 19h às 21h30. Biblioteca SESC Prainha. Trav. Syriaco Atherino, 100, Centro. Inscrições gratuitas, realizadas antes da oficina. Serão oferecidas 20 vagas.


Para saber mais:

Assista ao vídeo produzido para a campanha:


***


4 comentários:

Anônimo disse...

Rita,
Essa van chegará a Salvador!!???
Beijos,
Ju

Rita disse...

Oi, Ju

Até onde sei, essa fase do projeto inclui as capitais da Região Sul, depois Rio e BH. Não sei se chegarão a Salvador em outro momento, mas posso tentar descobrir. :-)

Bj!

Anônimo disse...

Oi,
aguardo retorno.
Torcendo que apareçam por aqui!!

Bjs

Rita disse...

Ju, o roteiro do grupo tá lá no site escritores na estrada. Por enquanto, Salvador infelizmente não está na rota. Aguardemos. :-)

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }