Contos do Poente


Acho que foi a Luciana quem me achou. Um dia fez um comentário por aqui, em algum post perdido, no dia seguinte, de novo, e mais um. Quando fui ver, ela tinha um blog vermelho de que gostei muito, e no meio do troca-troca de comentários a sensação foi de reconhecer uma velha amiga. O facebook ainda não era o ponto de encontro dos papos como tem sido ultimamente, muito do nosso convescote (para usar uma palavra de que gosto cada vez mais) se dava mesmo nas caixas de comentários.

Da Joana, não sei. Não sei como chegou, onde encontrei, quem me indicou. A internet tem essas coisas de caminhos entrecortados por desvios vindos sabe-se lá de onde, e isso não importa muito. O que importa é que me vi lá no blog da Joana como quem se perde em um museu: eu me sentei num daqueles bancos duros e largos, esquecida da hora. Algo nos traços das meninas longilíneas em suas gravuras me enlaçou por lá, fiquei também. Um dia um comentário, outro, uma conversa mais contida, mas ainda assim uma alegria. 

Quando o convite da Joana chegou, Luciana e eu dissemos sim: um livro de contos ilustrados. Eu preciso registrar que me senti profundamente honrada desde o momento em que recebi o convite. Estar em um projeto de mãos dadas com a Luciana a convite de artista tão talentosa como a Joana? Como não vibrar?

Do sim aos textos. O processo de criação do conjunto de contos idealizados por Joana tomou vida própria, como é típico da linguagem escrita, essa aventura. Nosso projeto tomou forma, ganhou volume e protagonistas por quem nos afeiçoamos, além, claro, de gravuras inspiradoras. É uma alegria enorme anunciar o lançamento de meu primeiro livro de contos, em tão deslumbrante companhia. Eis aí os Contos do Poente, pela Editora Sinergia, do grupo Ediouro.  




Como Luciana e Joana andam do lado de lá do Atlântico, Contos do Poente terá lançamentos, no plural. No dia 12 de dezembro, às 19 horas - e aqui já deixo o convite aos amigos e leitores de Florianópolis - estarei no lançamento na Livraria Nobel, no piso térreo do Floripa Shopping. Será um prazer imenso vê-los lá para livros, abraços e... convescote. Em fevereiro, Luciana deixará Lisboa por algumas semanas e virá ao Brasil, quando faremos lançamento no Rio e em São Paulo; tenho planos para lançar também em Campina Grande, no mesmo mês, espero que tudo dê certo. Assim que tivermos datas exatas e local definido, divulgaremos; divulgaremos também a data da vinda da Joana ao Brasil para lançamento com a presença dela. 

Contos do Poente, com projeto gráfico lindo, já está em pré-venda para pedidos online. São dezoito contos, uns meus, outros da Lu, todos ilustrados pela Joana. Os pedidos podem ser feitos pelo e-mail contosdopoente@gmail.com, para entregas a partir do dia 17 de dezembro, ao custo de R$36,00 mais frete de R$6,00. Logo também estará disponível em sites de e-commerce (detalhes em breve), com preço a ser definido pela editora e seus parceiros comerciais. E todo mundo já pode dar uma espiada na página do livro no Facebook.

***

Escrever é perigoso, dizia ela, dizemos nós. Escrever é lutar com o limite da palavra ou surpreender-se com o alcance dela. Escrever é dançar com parceiros invisíveis ao som das muitas músicas que nos chegam sabe-se lá de onde, e que tocamos com dedos tensos ou soltos, mas sempre com o coração aos saltos. Saltos em cores, cores de poente. Minha mão, estendida a vocês: quem quer dançar?



6 comentários:

DDHC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniela disse...

Era o trabalho comentando e não eu. Repetindo: eu tenho assim pra mim que vou morrer de chorar com esse livro... :)

Angela disse...

Por falar em chorar, apesar de ter vindo aqui sabendo o que iria achar, olha eu mesmo assim aqui chorando. Essa fa estava ficando cansadinha de esperar quietinha por esse dia. Fa sua, sempre, recente da Luciana e da Joana que nem me conhecem (mas essa eh mesmo geralmente a situacao das fas ne?). Fa do projeto, de como aconteceu, de como foi desenvolvido a distancia, mas ao mesmo tempo nem tanto. Fa de quem fez as reviews. Rita, mais do que sucesso, desejo a voces muitos, mas muitos links! Que eh o que ha de bom na vida. Em cada lancamento, re-links de gente que nao veem ha tempo, links com quem adoram, links com as novas pessoas com quem vao cruzar destinos. Links com comentaristas anonimos, links feitos com quem nem sabes que existe. Links de amor, que se espalhem furiosamente e rapidamente nas vidas de tanto. Parabens para todas, um beijo grande para voce. Choro de alegria e de uma tristeza doce por nao poder te dar o abraco grande forte e pessoalmente. Te adoro e ate daqui ha uns dias :) PARABENS!!!!

Tina Lopes disse...

Estou absolutamente encantada com a ilustração da capa, louca para ver o resultado final. Parabéns, Rita, dance!

Silvia disse...

Muitos parabéns Rita!! Finalmente!
Eu acompanho o seu blog com tanto carinho e fico tão feliz por si!
Espero comprar o livro aqui em Portugal. Desejo-lhe toda a sorte do mundo, adoro tudo o que escreve, beijinhos

Rita disse...

Oi, pessoas!

Estou muito feliz com o burburino em torno do pré-lançamento! <3

Dani, nem sei o que dizer.. você vai ao lançamento no Rio!! Tudo de bom!

Ângela, você me fez chorar de madrugada, tá sabendo, né?

Tina, amore, num falei que a Joana arrebenta?!

Silvia, nós fazemos envio para fora do Brasil, sim. Mande email para contosdopoente@gmail.com e te passo os detalhes.

Abraços!

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }