Para amar os livros


Essa semana houve troca-troca de livros na escola dos meus filhos. Arthur e Amanda selecionaram aqueles que já não queriam mais e, na troca, trouxemos outros para casa. No meio desses, um em especial nos conquistou imediatamente após a primeira passada de olhos. Um livro antigo, publicado pela primeira vez em 1993, do escritor e artista plástico mineiro Marcelo Xavier, editado pela Formato. Chama-se Asa de Papel e justamente por ser muito antigo talvez vocês me perguntem "mas só agora, Rita?". Pois é, só agora. E vejo que o livro é um tremendo sucesso, vencedor de vários prêmios e indicado para tantos outros; nosso exemplar faz parte da 6ª tiragem da 27ª edição e data de 2009... Uma das boas coisas de o mundo ser grande: saber que nunca chegamos perto de ver tudo e, portanto, sempre podemos tropeçar em coisas lindas espalhadas por aí. 

As ilustrações são feitas a partir de fotografias de pequenas esculturas em massinha e o efeito é lindinho. Quem assina a fotografia do livro é Gustavo Campos, mas os personagens e cenário foram moldados pelo autor do texto. O texto... um pequeno exercício de delicada poesia, um convite irresistível ao mundo da leitura. Encantador. Todo mundo já conhecia? Arthur leu e releu sorrindo e Amanda soltou vários "uaus".





 


Para ler, admirar, amar os livros e entender que com eles podemos voar.


(Fuçando um pouco a net, vi que Marcelo tem outros títulos publicados. Um deles entrou para minha lista de desejos só pelo nome: Se Criança Governasse o Mundo. Com ilustrações também feitas de massinha, quero pra ontem.)  



6 comentários:

Murilo S Romeiro disse...

deu vontade de conhecer e ler também.

Clara Lopez disse...

Também idem, :))

Caminhante disse...

Encantador!

Anônimo disse...

Oi Rita,
sempre anoto suas sugestões de livros para comprar. Fui logo anotando "Asa de Papél" na minha agenda, agora acrescentarei Se "Criança Governasse o Mundo".
Obrigada!!!
Beijos,
Ju

thais disse...

Olá Rita! Que belos textos você tem por aqui... Que grata surpresa ver o livro do Marcelo Xavier descoberto por vocês! Sou mineira e meu marido é amigo de longa data do Marcelo, que além de ter um trabalho lindo é uma dessas pessoas assim raras de se conhecer! Ah e não deixe de ler o se a Criança governasse o mundo.
abraços

Rita disse...

Oi, Thais.
Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Por favor, não deixe de dizer ao Marcelo o quanto todos aqui em casa adoramos o livro dele. Ainda não me deparei com um exemplar de Se a Criança Governasse o Mundo, mas vou providenciar. :-)

Abração!
Rita

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }