Bolo de inverno no quase verão


Meu filho falou que anda meio enjoado de comer chocolate e me pediu bolos com outros sabores, vejam vocês onde essa geração vai nos levar! :-) Resolvi atender ao pedido com um bolo divino de limão e laranja que vocês deveriam fazer hoje e que já entrou para a lista dos favoritos aqui de casa. Não satisfeita, aproveitei o embalo e fui procurar outra receita no livro Cupcakes bolos & doces, o mesmo de onde retirei a receita dos muffins de chocolate que viraram hit aqui também. Como adoro bolo de maçã e há tempos não fazia um, fui por esse caminho e escolhi uma receita que resultou num bolo lindo e perfumado. Um bolo com massa leve, superfície repleta de maçãs finamente fatiadas e visual sedoso por causa da calda feita com limão siciliano está programado para agradar, concordam? O preparo é simples e quatro maçãs pequenas do tipo gala são suficientes para que vocês preparem tudo e comam algumas fatias durante o processo. Segue a receitinha como está no livro, com minúsculas adaptações. Guardei o que sobrou na geladeira por precaução, por causa das maçãs, e ele é bem gostoso se servido geladinho também (o que faz dele um bolo camaleão: aposto que é perfeito no inverno, servido morno; delicioso em dias mais quentes, servido geladinho). Como acompanhamento, sugiro café e amigos. 

Em tempo: diante da mesa servida com os dois bolos e muffins de chocolate, adivinhem o que meu filho comeu? Começa com mu e termina com ate. Pois é.


Bolo de maçã com calda caramelada

350 g de maçã verde descascada e sem sementes, cortadas em fatias finas (usei maçã gala)
suco de 1 limão siciliano (para regar as maçãs durante o preparo da massa e evitar que escureçam - não fiz)
350 g de farinha de trigo com fermento (usei farinha sem fermento e adicionei 6 1/2 colheres de chá de fermento em pó)
350 g de açúcar demerara (usei cristal)
4 ovos grandes ligeiramente batidos
225 g de manteiga sem sal derretida
1 colher de sopa de açúcar

Para a calda
100 g de manteiga sem sal
100 g de açúcar demerara (de novo, usei cristal)
1 colher de sopa de suco de limão siciliano
uma pitada de sal

Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Forre o fundo e as laterais de uma assadeira retangular (22cm x 30cm) com papel-manteiga. Coloque as fatias de maçã em uma tigela e regue com o suco de limão para evitar que escureçam enquanto você prepara a massa. Peneire em uma tigela grande a farinha, o fermento e o açúcar e misture bem com uma colher de pau ou espátula. Junte os ovos batidos e a manteiga derretida e misture com a batedeira até obter uma massa lisa. Coloque a massa na assadeira e alise a superfície. Disponha as fatias de maçã em três ou quatro fileiras sobre a superfície do bolo e polvilhe com açúcar (esqueci de polvilhar). Leve ao forno por 45 minutos ou até que o bolo esteja firme ao toque e que um palito espetado no centro saia limpo (a receita sugere 45 minutos de forno, mas eu deveria ter assado por menos tempo; o fundo ficou um pouco seco em alguns pontos e quase queimou; recomendo que vocês programem o forno para assar em 35 ou 40 minutos e verifiquem o andamento da coisa após esse tempo).

Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Derreta em uma panela a manteiga, o açúcar, o suco de limão e o sal, batendo com a batedeira até obter uma pasta espessa e lisa (achei esquisito, mas funcionou perfeitamente: separei o batedor da base da batedeira e bati enquanto tudo derretia). Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Com o bolo ainda na assadeira, pincele as fatias de maçã com a calda. Fica bem lindo. :-)



6 comentários:

Renata Lins disse...

Hum, me animei total p fazer. Mas ri com o "programem o forno"... aqui, se não programar a cozinheira, nada acontece! Beijos!

Silvia disse...

Bom dia, Rita! obrigada pela partilha!! eu adoro cozinhar e fazer bolos!
Quero partilhar também uma receita que costumo fazer de bolo de chocolate, uma vez que o seu filhote gosta de chocolate :)
2 Chávenas de açúcar
2 Chávenas de farinha com fermento
1 Chávena de leite
1 chávena de azeite mal cheia
125 gramas de chocolate em pó
3 ovos
compota de abóbora ou outra a gosto ( laranja liga muito bem também)
coloca tudo junto dentro de uma taça e mexe muito bem ( nada mais fácil!)
Untar forma sem buraco com margarina e colocar a massa.
Vai ao forno com temperatura de +- 175º durante mais 40 minutos +-.
Verificar com pauzinho se está cozido. Deixar arrefecer e cortar o bolo ao meio e separar com ajuda de um prato e rechear com a compota e voltar a montar o bolo.
Bom apetite!!
Faço muitas vezes e todos adoram!!
Beijinhos e tudo de bom
PS. Eu acompanho o Blog quase diáriamente e quando não o faço parece que falta qualquer coisa :))), mas nem sempre comento, porque muitas vezes nem sei o que dizer :) mas adoro o que Rita escreve. Por isso aproveito para lhe desejar uma boa viagem pela África e que corra tudo muito bem e que Deus vos proteja. Fico à espera de muitas fotos e relatos maravilhosos. :)Beijinhos

Rita disse...

Renata, vá em frente, o bolo é uuuummmmma delícia. :-)

Oi, Silvia.
Muito obrigada por deixar aqui a receita. Vou dizer ao Arthur que essa veio especialmente para ele - que vai ficar todo fofo. Muito obrigada pela companhia e pode ter certeza de que darei notícias da África. Mal posso esperar. :-)

Um beijão!
Rita

Vi disse...

Me parece uma delícia!

Abraço,

Vi
www.bardodataverna.blogspot.com
Facebook

Mari Biddle disse...

Os ovos são batidos com colher?

Pergunta de quem nunca faz bolos, mas vai tentar esse hoje!!!

Rita disse...

Mari, bati com um garfo, só para desmanchar as gemas e misturar com as claras. É "levemente", mesmo.

Boa sorte! Fique de olho no tempo, o meu quase queimou!

beijos!
Rita

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }