Creme de avelã e chocolate feito em casa


De todas as coisas que usamos aqui em casa para passar no pão (manteiga, requeijão, doce de leite, essas coisas), minha filha de quatro anos só aceita uma: Nutella. Costumávamos ter um pote sempre em casa como uma opção para todo mundo e como a única opção para ela. Acontece que tenho me preocupado um pouco com a clara preferência dela pelos doces. Mesmo comendo relativamente bem (comida variada no almoço, frutas todos os dias, zero refrigerantes, por exemplo), se bobearmos ela ferve no doce e decidi suspender a Nutella por um tempo. No fundo eu tinha esperança de que ela passasse a experimentar requeijão ou manteiga, sei lá, mas isso não aconteceu. E agora ela come pão puro. Minha filha. 

Minha preocupação não tem qualquer relação com consumo de calorias, mas com a quantidade de açúcar. Some-se Nutella duas ou três vezes ao dia, leite com achocolatado, biscoitos, sucos, bolos, etc., e no final do dia ela terá consumido açúcar demais. Então ao invés de passar Nutella no pãozinho que ela leva para a escola, por exemplo, prefiro colocar uns dois tabletes de chocolate amargo que ela também adora - mais cacau, menos açúcar (o lanchinho tem outras coisas, mas meu foco aqui é outro). Substituí eventuais biscoitos de chocolate por biscoitos integrais de cacau (ela adora também) e coloco cada vez menos açúcar nos sucos.

Quando comentei com a nutricionista que havia retirado a Nutella do cardápio, ela sugeriu que eu experimentasse a Nutella caseira, supostamente mais saudável que o produto industrializado. Hoje dei uma chance à receita. Devo dizer que o creme de avelã caseiro não resolve a questão da quantidade de açúcar na dieta de minha filha, já que a receita inclui meia xícara de açúcar para uma xícara de avelãs.  Ainda assim acredito que seja uma opção melhor, já que não leva conservantes ou outros "antes" (que o fabricante da Nutella diz que não utiliza, mas eu não acredito). O sabor é praticamente o mesmo do produto que compramos no mercado, mas com uma textura diferente, mais granulosa. Fez sucesso no lanche da tarde de hoje, então preciso tentar a receita com menos açúcar, porque Amanda foi a maior entusiasta da novidade, se é que vocês me entendem. Segue a receita para os formigões de plantão.

Ingredientes

  • 1 xícara de avelãs torradas e sem pele (não precisa se descabelar para tirar toda a pele; tire o que conseguir e siga em frente)
  • 115 gramas de chocolate amargo derretido (usei um com 60% de cacau, meu xodó atual)
  • 2 colheres de cacau em pó (talvez eu use apenas uma colher na próxima vez para poder diminuir o açúcar sem deixar o creme muito amargo)
  • ½ xícara de açúcar refinado (é muito, né? e ainda por cima é refinado, vou diminuir isso aí)
  • ½ colherinha de extrato de baunilha
  • algumas gotas de azeite vegetal (usei azeite de oliva extra virgem)
Modo de preparar

Asse as avelãs por dez minutos, deixe que esfriem e retire a pele. Em um processador triture as avelãs até que virem uma espécie de farinha. Acrescente o chocolate derretido (derreta-o em banho-maria ou no microondas) e os outros ingredientes. A receita que a nutricionista me passou sugere que se adicione mais azeite, se necessário, até que o creme adquira a consistência na Nutella que conhecemos. Devo ter usado uma colher de chá, talvez menos. Não esperei pela consistência "ideal", porque experimentei e achei bom demais do jeito que estava. Pronto, só isso. Coloque em um pote de vidro e guarde na geladeira. Ao contrário do creme de avelã comercial, que dispensa geladeira (sem conservantes, sei), o caseiro precisa ser refrigerado. Não sei quanto tempo dura, conto depois se descobrir. Quer dizer, sei quanto tempo dura aqui em casa, se eu não segurar a Amanda... (Ih, esqueci as fotos; aguardem e confiem.)

Update: no dia seguinte, o creme refrigerado amanheceu endurecido. 30 segundos no microondas devolveram a consistência original. :-)

4 comentários:

Murilo S Romeiro disse...

Sem fotos já parece delicioso!
Tentarei qquer dia!

Mari Moscou disse...

Flor, e adoçar sucos com mel, já tentou? É docinho, mais saudável que açúcar e cheio de nutrientes! :) Eu passei a substituir açúcar por mel em todas as receitas, dá sempre certo, fica doce e é mais saudável!

Rita disse...

Mari, marido aqui toma chá adoçado com mel; eu uso mel em uma receita de pão com aveia também, delícia. E as crianças comem mel com frutas no café da manhã. Quem sabe passo a usar nos sucos também, boa dica.

beijinhos
rita

Juliana disse...

vim buscar a receita pra minha mãe. ela tá toda pra ver se consegue fazer. Vc acredita que nunca comi nutella?! =)

Eu não gosto de açúcar, nem sinto necessidade de adoçar nada. acho que açúcar refinado contamina o gosto de qualquer coisa. Quando alguma precisa muito de uma adoçadazinha, pingo um cadinho de adoçante.

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }