De todas as coisas que usamos aqui em casa para passar no pão (manteiga, requeijão, doce de leite, essas coisas), minha filha de quatro anos só aceita uma: Nutella. Costumávamos ter um pote sempre em casa como uma opção para todo mundo e como a única opção para ela. Acontece que tenho me preocupado um pouco com a clara preferência dela pelos doces. Mesmo comendo relativamente bem (comida variada no almoço, frutas todos os dias, zero refrigerantes, por exemplo), se bobearmos ela ferve no doce e decidi suspender a Nutella por um tempo. No fundo eu tinha esperança de que ela passasse a experimentar requeijão ou manteiga, sei lá, mas isso não aconteceu. E agora ela come pão puro. Minha filha.
Minha preocupação não tem qualquer relação com consumo de calorias, mas com a quantidade de açúcar. Some-se Nutella duas ou três vezes ao dia, leite com achocolatado, biscoitos, sucos, bolos, etc., e no final do dia ela terá consumido açúcar demais. Então ao invés de passar Nutella no pãozinho que ela leva para a escola, por exemplo, prefiro colocar uns dois tabletes de chocolate amargo que ela também adora - mais cacau, menos açúcar (o lanchinho tem outras coisas, mas meu foco aqui é outro). Substituí eventuais biscoitos de chocolate por biscoitos integrais de cacau (ela adora também) e coloco cada vez menos açúcar nos sucos.
Quando comentei com a nutricionista que havia retirado a Nutella do cardápio, ela sugeriu que eu experimentasse a Nutella caseira, supostamente mais saudável que o produto industrializado. Hoje dei uma chance à receita. Devo dizer que o creme de avelã caseiro não resolve a questão da quantidade de açúcar na dieta de minha filha, já que a receita inclui meia xícara de açúcar para uma xícara de avelãs. Ainda assim acredito que seja uma opção melhor, já que não leva conservantes ou outros "antes" (que o fabricante da Nutella diz que não utiliza, mas eu não acredito). O sabor é praticamente o mesmo do produto que compramos no mercado, mas com uma textura diferente, mais granulosa. Fez sucesso no lanche da tarde de hoje, então preciso tentar a receita com menos açúcar, porque Amanda foi a maior entusiasta da novidade, se é que vocês me entendem. Segue a receita para os formigões de plantão.
Ingredientes
- 1 xícara de avelãs torradas e sem pele (não precisa se descabelar para tirar toda a pele; tire o que conseguir e siga em frente)
- 115 gramas de chocolate amargo derretido (usei um com 60% de cacau, meu xodó atual)
- 2 colheres de cacau em pó (talvez eu use apenas uma colher na próxima vez para poder diminuir o açúcar sem deixar o creme muito amargo)
- ½ xícara de açúcar refinado (é muito, né? e ainda por cima é refinado, vou diminuir isso aí)
- ½ colherinha de extrato de baunilha
- algumas gotas de azeite vegetal (usei azeite de oliva extra virgem)
Modo de preparar
Asse as avelãs por dez minutos, deixe que esfriem e retire a pele. Em um processador triture as avelãs até que virem uma espécie de farinha. Acrescente o chocolate derretido (derreta-o em banho-maria ou no microondas) e os outros ingredientes. A receita que a nutricionista me passou sugere que se adicione mais azeite, se necessário, até que o creme adquira a consistência na Nutella que conhecemos. Devo ter usado uma colher de chá, talvez menos. Não esperei pela consistência "ideal", porque experimentei e achei bom demais do jeito que estava. Pronto, só isso. Coloque em um pote de vidro e guarde na geladeira. Ao contrário do creme de avelã comercial, que dispensa geladeira (sem conservantes, sei), o caseiro precisa ser refrigerado. Não sei quanto tempo dura, conto depois se descobrir. Quer dizer, sei quanto tempo dura aqui em casa, se eu não segurar a Amanda... (Ih, esqueci as fotos; aguardem e confiem.)
4 comentários:
Sem fotos já parece delicioso!
Tentarei qquer dia!
Flor, e adoçar sucos com mel, já tentou? É docinho, mais saudável que açúcar e cheio de nutrientes! :) Eu passei a substituir açúcar por mel em todas as receitas, dá sempre certo, fica doce e é mais saudável!
Mari, marido aqui toma chá adoçado com mel; eu uso mel em uma receita de pão com aveia também, delícia. E as crianças comem mel com frutas no café da manhã. Quem sabe passo a usar nos sucos também, boa dica.
beijinhos
rita
vim buscar a receita pra minha mãe. ela tá toda pra ver se consegue fazer. Vc acredita que nunca comi nutella?! =)
Eu não gosto de açúcar, nem sinto necessidade de adoçar nada. acho que açúcar refinado contamina o gosto de qualquer coisa. Quando alguma precisa muito de uma adoçadazinha, pingo um cadinho de adoçante.
Postar um comentário