Único


Day 12: Favorite sci-fi book


Se este fosse um meme de filmes eu pelo menos poderia citar meia dúzia de queridinhos da ficção científica que todo mundo viu e trocar com vocês algumas figurinhas antigas sobre Blade Runner ou Matrix, Contato ou 2001. Mas, forçando bem a barra, a única obra literária de ficção científica que li e que me vem à cabeça agora é Operação Cavalo de Troia, do espanhol J. J. Benítez. A série que virou febre quando foi lançada no Brasil contava em detalhes (muitos detalhes - as notas de rodapé ocupavam, às vezes, páginas inteiras) as viagens de um membro da Força Aérea Americana (era isso mesmo?) ao passado, mais precisamente ao tempo de Jesus Cristo. A viagem, que tinha por objetivo comprovar a passagem de Cristo pela Terra, dava-se a bordo de uma nave cheia de características incríveis que eram descritas a níveis técnicos quase insuportáveis, mas que eu encarava com disciplina de apóstolo para poder chegar às partes que realmente me interessavam: as descrições dos hábitos, falas e gestos de Jesus. Eu achava o máximo. Devorei os dois primeiros livros da série, abandonei o terceiro para nunca mais voltar e até hoje não sei quantos livros a série tem. Se você não leu é porque certamente ainda não sabia ler nos anos 80.
 
(Era divertido, vai. Não tenho os livros, vou ficar devendo trechinhos e o nome do (a) tradutor(a) da edição que li.)
 
Eu sei, é uma vergonha, mas nem Duna eu li.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ai, Rita. Não li. Na época já tinha me livrado dos ranços religiosos e a figura de JCristo já não me interessava mais, mas tinha uma amiga que adorava e que insistia em resumir o livro pra mim.
Aos 14 anos, li e reli "de la Terre à la Lune", de Vernes,1865. Li uma tradução dos anos 70, pois na época ainda não tinha fluência em francês. No livro, ele descreveu vários fatos que ocorreram quando da primeira viagem do homem à lua em 69. Algumas: descrição do módulo com três astronautas; O local de partida da nave em Tampa, nos EUA, apenas a 30 km de distância de onde realmente sairia a Apollo 11 cerca de cem anos depois; O nome de alguns astronautas, como Michel Ardan, é semelhante ao Michael de Michael Collins; e Ardan, ao do astronauta Edwin Aldrin).
Também gostei muito de War of the Worlds, de Orwell. Livro e depois peça radiofônica. Achei o filme de Spielberg, estrelando T.Cruise, simplesmente péssimo.

abs,

Nakereba

Juliana disse...

Só fui alfabetizada no último ano da década de 80, então... kkkkkkk


Minha mãe leu o primeiro livro da série. O cara que emprestou pra ela levava a sério cada palavra dessa coleção. Era engraçado.

Grazi disse...

Fui alfabetizada mais ou menos no meio da década de 80 será que é por isso que não conheço esse livro?
Mas só pelo fato de falar de Jesus Cristo já fiquei com vontade de conhecer, quem sabe um dia leio!

E por falar em filmes, quando acabar esse meme vamos fazer um de filmes ???

disse...

Opa, também não conhecia esse livro e fiquei curiosa! Uma vez li um livro meio parecido, um grupo de pesquisadores do futuro que viaja no tempo, para a época medieval. Era interessante o relato do choque cultura, embora fosse meio raso (nao lembro o nome do livro).

Ja' Duna eu tentei ler umas 2x, mas achei chatinho e nao consegui continuar.

Rita disse...

Prometo solenemente ler outras obras de sci-fi para não pagar tamanho mico no próximo meme. :-) Porque, né, ler tudo bem; mas não serve para favorito de sci-fi, salvo no meu caso, que não li outra coisa do gênero.

Fail.

Bj
Rita

Anônimo disse...

Rita,

Experimenta os contos do Isaac Asimov. As histórias longas dele até são legais, mas os contos são deliciosos!

Não sei se tem edição em português, eu tenho o Cuentos Completos I e II, em espanhol (do marido argentino). São muito, muito divertidos. Deu até vontade de reler :)

Um beijo,
Aline (da Julia)

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }