Bolo de maçã com coco e canela - ou bolo da sogra da vizinha


Enquanto a chuva insiste, persisto com os bolos. Os últimos dois que fiz tiveram resultados bem meia-boca: um de cenoura, que ficou meio, sei lá, baixinho; e o de leite condensado que ficou meio unido demais da conta. Hoje experimentei uma receita nova para mim, bolo de maçã com coco e canela, feito a partir da receita passada pela sogra da vizinha. Na semana passada, pulamos o muro para conhecer o novo vizinho, o recém-nascido Arthur (meus vizinhos têm muito bom gosto para os nomes dos filhos), irmão da amiguinha do meu Arthur. Bom, o novo Arthurzinho do bairro é a coisa mais linda e gulosa do planeta. Que bebê de sete dias mama mais de 90 ml de leite por mamada???? Sua mamãe está feliz da vida, às voltas com uma amamentação tranquila e eu acho que isso é motivo de muita alegria, nem sei dizer o quanto. Parabéns a eles todos pelo novo presentinho e muito obrigada pela receitinha que ganhei de brinde. Como não consigo trazer o cheirinho do recém-nascido para o lado de cá do muro, contento-me com o cheiro do bolo que também encheu a casa.


Receitinha, para quem quiser experimentar:

120 gramas de manteiga amolecida (na próxima vez colocarei mais que isso, talvez 200 g, pois, apesar de bem gostoso, achamos que o bolo poderia ter ficado mais molhadinho)
3/4 de xícara de açúcar mascavo
2 ovos
3 colheres de sopa de iogurte natural
1 xícara (chá) de maçã descascada e cortada em pequenos pedaços não muito finos (uma maçã será suficiente)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral (não tinha e usei a branca)
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato
2 colheres de chá de canela em pó
100 g de coco ralado
1 colher de sopa de aveia para polvilhar (não tinha e, claro, não usei)

Unte e forre com uma folha de papel manteiga uma forma de aro removível de 20cm. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e os ovos até tudo ficar bem cremoso. Coloque a farinha e o iogurte, alternadamente, e siga batendo. Adicione a maçã e o coco e bata mais (os pedaços de maçã não serão totalmente triturados; aqui aponto outra alteração para uma próxima vez: não triturarei a maçã na batedeira, mas apenas acrescentarei à massa, mexendo com uma espátula - adoro sentir os pedacinhos de maçã). Por fim, acrescente a canela, o bicarbonato e o fermento. Transfira a massa para a forma, uniformizando a superfície com uma espátula. Leve ao forno por 45 minutos, a 170 C. Voilá!

4 comentários:

Borboletas nos Olhos disse...

Eu já comentei no twitter, mas repito aqui: que maldade deixar-me sempre babando. E que bom gosto aí pra nomes ;)

Patricia Scarpin disse...

Que vontade de provar esse bolo! Adoro bolo de maçã e que idéia boa juntar coco!

Tô rindo aqui do bom gosto pra nomes de bebês. Só vc, Rita.

xx

Lílian disse...

PROIBIDO PARA QUEM FAZ REGIMES OU QUEM AO MENOS PENSA EM FAZÊ-LOS.

Viva, esse é o comentário mais curto de minha vida!

BEIJO.

Rita disse...

Meninas, o bolo é tããããão cheiroso, que dá vontade de botar inteirinho na boca na hora que sai do forno. Mas na próxima vez vou botarmais manteira para ficar mais molhadinho. Ficou seco. Mas vou repetir.

Beijão!
Rita

p.s. Patricia, que saudades de você, menina.

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }