Dicas de livros infantis



A Ângela me pediu dicas de livros infantis editados em português, brasileiros ou não, para rechear a hora da história na casa dela. Como eu, Anginha tem um casal de filhos. Seu pimpolho mais velho é o Max (o da esquerda, na foto aí em cima, hohoho), uma esculturinha com grandes olhos, os mais vivos do planeta, uma cabeleira de anjinhos de Rafael e toda a energia do mundo; a pequena se chama Julia e causaria oooohhhhs infinitos de todos vocês. As coisas mais fofas, imaginem aí. Acontece que ela mora nos EUA e muitos dos livros que usa para a bedtime story dos filhotes são editados em inglês, mesmo que ela sempre compre livros brasileiros quando vem aqui ou pela internet - mas, segundo me contou, ela não tem tido muita sorte nas escolhas e tem achado alguns dos livros escritos em português bem ruins. Eu ia responder o e-mail dela com outro e-mail, mas pensei que outras pessoas também poderiam dar dicas boas nos comentários ou usufruir das dicas que eu daria pra ela. Não sou nenhuma especialista, mas este blog é o barraco dos pitacos, então vamos lá. Dei uma vasculhada nos quartos do Arthur e da Amanda e sugiro esses:

Viagem ao Mundo em 80 Histórias - como já falei nesse post.

Tato, o Gato - também mencionei no mesmo post; é a história de um gato que tem um rato como animal de estimação e enfrenta alguns probleminhas no primeiro dia de aula. A história é fofa, mas as ilustrações são mesmo o ponto forte do livro. Dá vontade de comer. Editora Rocco.

A Árvore Generosa - também já mencionado aqui. Continua sendo um dos meus favoritos. História linda sobre a amizade, o tempo, a vida. Imperdível, não pode deixar de ter. Editora Cosacnaify (isso mesmo).

Histórias à Brasileira, Ana Maria Machado. Ulisses adora essas histórias, mais longas, cheias de personagens meio fantásticos. Ed. Companhia das Letrinhas.

A Casa Sonolenta, um clássico. Amo muito! As ilustrações, chuva lá fora, o povo dormindo... até que chega a pulga. E o sol. Lindo. Wood & Wood, Editora Ática.

O Carteiro Chegou - falei recentemente dele aqui. Maravilhoso.

Maneco Caneco Chapéu de Funil, de Luís Camargo. Esse livro fez parte da lista de livros que a escola do Arthur sugeriu no ano passado. Gosto demais, o Arthur adora e quase decorou a história. Pra rir.

Brincando com as Estrelas, de Almir Mota, com ilustrações de S. Rodrigues. É um dos livros que a Borboleta nos enviou. Pra você, Anginha, que adora São João e pode querer mostrar gravuras das festas juninas do Nordeste para seus filhotes. E contar a história do menino que não tinha par para dançar a quadrilha, mas tinha amigas no céu. Fofo. Editora Casa da Prosa.

As Letras, de Lalau e Laurabeatriz. Para apresentar o alfabeto com palavras que remetem ao universo brasileiro, nossa fauna e flora, nossas lendas e mitos. Foi um dos primeiros livros que o Arthur leu para a Amanda, na íntegra. :-) Para cada letrinha, um versinho com referências nacionais. Bonitinho e bem colorido. Editora Amarilys.

"A letra D pegou
Um punhado de raios de sol,
jogou no meio do rio,
e desse jeito nasceu o dourado."

Bem, por ora é isso. Os clássicos dispensam sugestões e tenho certeza de que você, Ângela, encontra fácil em qualquer idioma. Aguardemos as sugestões de quem passa por aqui - que também ando doida para renovar o estoque das crianças.

16 comentários:

Danielle Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danielle Martins disse...

Fiquei encantada pelo O Carteiro!

Rita disse...

Danielle, não esqueci, não: tá ali, depois d'A Casa Sonolenta. Bj!

HG disse...

Sei que estou sumida e em dívida... mas são os afazeres finais desta quase mãe!
Tem presentinho pra ti no Travessia... vai lá!!!Bjs

Angela disse...

Obrigada amiga! A Si ainda esta por ai entao vou tentar compra-los a tempo de ela poder trazer de volta. Tenho tentado traduzir os livros aqui na hora do sono, mas a traducao quebra o fluxo da leitura, pois me faltam as palavras em portugues (hoje a noite nao consegui traduzir a claw do caranguejo). Sem falar que Max nao consegue associar as palavras que estou dizendo com as que ele ve no livro.
Ah, e dos pouquissimos livros bons que comprei em portugues nas dezenas de livros muito muito ruims (escolher livro online sem sequer uma amostra do que tem dentro da nisso), minha dica para voce eh Os Brasileirinhos (http://www.travessa.com.br/BRASILEIRINHOS/artigo/2820a8f4-f1e5-490b-a232-2596f181cdbf). Beijao!!

Anália disse...

Oi, Rita!
Meu menino é um pouco mais velho que os seus e os da Anginha (eu acho). Ele tem 8 anos. Ele ama uma coleção da Cia das Letrinhas (grande, de capa dura branca) com vários títulos, os que ele mais gosta são Beleza Negra e 20000 Léguas Submarinas. O legal desses livros é que vem com uma série de vinhetas explicando e ilustrando coisas ligadas à história. No caso de 20000 Léguas, como o submarino emerge/submerge, planta do submarino, mapa com a rota de navegação, etc. Muito legal.
Ultimamente, ele anda encantado com o Calvin. Muito legal, ele lê e relê às gargalhadas. Como já leu todos os editados no Brasil, e eu queria que ele lesse textos mais compridos, comprei a coleção do Pequeno Nicolau, da Martins Fontes. São livros da mesma dupla do Asterix, Sempé/Goscinny, sobre o dia-a-dia de um menino: "O Pequeno Nicolau", "As Férias do Pequeno Nicolau", "O Pequeno Nicolau e seus Colegas", "Os Recreios do Pequeno Nicolau". São engraçadíssimos, e como são contos, são ótimos para a hora de dormir!
Bjs,
Anália

Anália disse...

Vixe! Já ia esquecendo "Marcelo, Martela, Marmelo".
Bjs,

Anália

Danielle Martins disse...

É que ele ficou tão escondidino, depois fiquei pensando... você falou dele com tanto encanto, voltei ao post e vi que ele estava lá.
Beijinhos!

Gabi disse...

Amo a Ana Maria Machado, o Gui e a Ana também, nosso preferido é o Domador de Monstros, recomendadíssimo para afastar os medos dos pequenos...
Adoramos o Tato que mecionaste.. ai meu Deus são tantos.. A casa dos beijinhos para Ana e o Menino Maluquinho para o Gui, estes são a cara dos meus filhotes.
Se alguém conseguir, faz uns 2 anos a revista Pais e Filhos publicou uma lista de 40 livros que a gente tem que ler para os filhos até eles aprederema ler, testei uns 20 e todos fizeram sucesso aqui em casa!

Ana disse...

Rita, ja falei q adoro seus posts? Pois eh, adoro mesmo!!
E me identifiquei muito com esse pois assim como sua amiga eu tbem moro nos EUA e tenho um pequeno americano (ou tinha um pequeno, esse mes ele faz 9 anos!), que tbem fala portugues.
Matheus adora os livros do menino maluquinho. Uma vez q fomos ao Brasil ele pegou o classico do menino maluquinho q era meu na casa da minha mae e adorou, nao soltou mais e trouxe com ele na mala, rs! Meus pais ja deram varios dos livros do menino maluquinho p/ ele, q parecem uns gibis grandoes, e ele gosta muito.
Quando ele era um pouco menor nos achamos uma colecao de livros no Brasil muito engracada q adoramos, nao sei se vc ja viu, eh na verdade uma traducao de livros em ingles e a autora chama-se Jackie Robb:
A Historia do Tatu (http://www.submarino.com.br/produto/1/188214/historia+do+tatu,+a)
Nos trouxemos a historia do tatu e a historia do cao, mas todos eles sao muito bacanas! Tem a historia do gato, do plancton, da amaeba, do morcego, da lesma... http://www.submarino.com.br/portal/Artista/96188/+jackie+robb
Eu q gosto de livros engracadinhos adorei, e Matheus tbem curtiu muito.
Sempre procurei por livrinhos brasileiros quando iamos ao Brasil p/ incentivar o portugues - alem de falarmos portugues com ele em casa tbem.
Acho q funcionou, pois ele fala, le, e escreve em portugues tbem.
Agora, uma coisa q Matheus gosta muito mesmo em termos de leitura brasileira sao os gibis da turma da monica. Eu sempre gostei, li gibis da turma da monica minha infancia inteira e mesmo depois de grande continuei lendo, tanto q trazia montes de gibi quando iamos p/ o Brasil.
No fim quando Matheus se interessou por eles nos nao perdemos a oportunidade e fizemos uma assinatura, eles entregam aqui nos EUA e vem direitinho todo mes (vem com um mes de atraso, mas isso nao me incomoda).
Matheus aprendeu muito lendo os gibis, aprendeu as girias, aprendeu sobre brincadeiras de criancas, enfim, sobre muitas coisas. Ele curte muito e eh igualzinho ao seu Arthur ai q anda lendo o gibi e nao quer tirar os olhos do gibi p/ fazer outras coisas. Temos gavetas cheias de gibis no banheiro e as vezes quando esta tudo muito quieto eu dou uma espiada e la esta ele, sentado lendo gibis.
Eu acho otimo, tbem gosto de ler, e p/ mim nao ha nada melhor do q ver meu americaninho lendo em portugues!
Se eu lembrar de outros livrinhos brasileiros te aviso! Boa sorte p/ sua amiga Angela!! :-)
Beijos!
Ana

Rita disse...

Anália, querida, anotei as dicas, muuuuito obrigada (olha, Ângela!). Já tentei comprar Marcelo Marmelo.. várias vezes, tá sempre em falta. :-(

Viu, Dani? Bj!

Gabi, adorei o título A Casa dos Beijinhos.. vou à cata! Bj!

Ana, anotei tudo e a Ângela vai se esbaldar. :-) Aqui também consumimos a turma da Mônica, ih, menina, uma febre sem fim. Muito legal eles entregarem aí, né, nossa. O Arthur tem um do Ziralo, o Menino Quadradinho, aquele em que o maluquinho sai dos quadrinhos e a história vira livro "de verdade". Vocês têm? Bem legal, sobre a formação das palavras e a migração do mundo dos quadrinhos para o da literatura. Fofo.

Beijos e muito obrigada, meninas. Preciso ir à livraria com urgência...

Rita

Rita disse...

HG, querida... estou na torcida!

Vi o meme, responderei em breve, aguarde! Beijão!

Rita

Angela disse...

Acabei de fazer os pedidos, achei 18 dos indicados!! Nao acho que vao chegar a tempo para Si trazer mas ha sempre os correios! Fiquei com pena pois nao achei Volta ao Mundo em 80 Histórias porem na amazon tem a versao em ingles por meros U$13, entao vamos poder nos deliciar com mais esse. Obrigadinha pelo presente da sua lista e de proporcionar mais dicas atraves do blog.
Ah, fiquei babando de inveja da Ana, ter filho falando portugues e ate lendo na lingua! Nao estou com fe de que vou presenciar isso um dia, por enquanto vou me conformando que eles entendem tudo, que Max finalmente comecou a adorar docinhos (ate esse ano nem tocava) e que danca samba ihihih. Beijaozao!!!

Rita disse...

Pessoal, anotem outro aí: O Outro Nome do Bicho, de Chico Homem de Melo, Editora Scipione. O Arthur trouxe hoje da escola e vou ficar com pena quando ele for devolver. :-(

Fofinho.

bj
Rita

LIa disse...

O livro infantil JOÃO AGITADÃO da editora Caravansarai é divertido e contribui para elevar a autoestima das crianças hiperativas e distraídas.

Deise Luz disse...

Rita, estava pesquisando por livros pra minha sobrinha e pensei "devo achar alguma coisa no blog da Rita". Sabia que encontraria! Adorei esse post :)

Minha sobrinha é novinha, tem nem dois anos, e acho que os livros que você sugeriu aqui são pra crianças maiorzinhas, né? Mas sei que consultarei bastante essa lista no futuro.

Beijos!

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }