Tanta coisa

Uma coisa puxa a outra e nessa blogosfera sem fim nada fica dito em um só post. A @lumaperrete fez um comentário no post de ontem em que indicou o blog da Paula Pfeifer. Fui lá dar uma olhada e encontrei o link para um trabalho acadêmico dela, de 2003. Lendo parte dele, vi que para muitos portadores de deficiência auditiva o bilinguismo (Libras + oralização) parece ser o caminho mais adequado para a socialização. Há depoimentos interessantes no anexo do trabalho e recomendo a leitura para quem quiser entender um pouco mais sobre o assunto.

Lá no blog da Pfeifer também vi um link para um blog lindo escrito por alguém que perdeu a audição na infância e não faz uso de Libras para se comunicar. Li alguns posts e lembrei-me de outros publicados pela Marcinha, inclusive um que indiquei aqui outro dia. E, enfim, fiquei pensando no mundo de desafios enfrentados todos os dias por portadores de deficiência e como reclamamos tanto da batedeira quebrada, por exemplo. Essas coisas. E eu vou lendo e sentindo admiração daquelas bem grandes. Mas queria mesmo ressaltar um trechinho de um dos depoimentos no trabalho da Pfeifer, em que um portador de deficiência auditiva afirma que tudo ficou mais fácil quando chegou à faculdade, já que lá não enfrentou os preconceitos e as imensas barreiras da escola. Ou seja, não estou exatamente maluca ao desejar que Libras faça parte do ensino básico. :-)

***

Então vamos às estradas onde vou colar o selinho que me foi passado pela Glorinha e pela Luciana Borboleta. Em primeiro lugar, vou estampar um tumblr, não um blog. A jornalista, gata, mãe, esposa, tuiteira de mão cheia, blogueira e doçura (não necessariamente nessa mesma ordem e em intensidades variáveis, mas sempre marcantes) @Tina_Lo fez um tumblr em homenagem às grávidas da timeline dela (pessoas que não usam twitter, "timeline" é o grupo de perfis que você segue por lá), com fotos das grávidas de ontem e de hoje. Quem ainda não teve filhos, entrou com fotos da mamãe. O resultado é um desfile de barrigas orgulhosas, algumas a ponto de explodir, outras mais contidas, mas igualmente poderosas. Confiram. Eu entrei lá com essa aqui, que mostra como fui bem cuidada na gravidez da Amanda:


Hoje em dia o Arthur tem menos bochecha, eu tenho menos barriga, a sala tem tapete e o sofá horrendo foi trocado. Mas divago. Selinho para o tumblr mais exuberante da web, então.

Aí tem o blog da Isa, que andou fechado, mas voltou à cena todo repaginado e cheio de reentrâncias. A Isa é uma amiga que conheci aqui em Floripa. Em alguns aspectos, Isa e eu somos muito diferentes, um pouco assim como água e vinho, mas a gente gosta de desafios e segue se misturando. É que também temos  nossas semelhanças e, se você quiser ver uma delas, é só nos soltar em uma pista de dança (geralmente "pista de dança" = "sala da casa dela") e a gente mostra direitinho como acabar com solas de sapato. Ninguém nos segura numa balada boa. Nossos filhos estudam juntos e adoro quando vou deixar o Arthur na escola e a filhota dela vem, toda fofa: “tia, sabia que amanhã vou na sua casa?”. Normalmente, a resposta seria “não, não sabia” (o Arthur e ela combinam tudo antes), mas isso não importa, porque a casa está sempre aberta. Pode vir. E a gente vai tocando, trocando e crescendo, sempre.

“Conheci” a @maribiddle no twitter, na base do vou seguir pra entrar nesses papos bons. E aí vi que os papos são bons mesmo, que seu astral é nas alturas e que eu daria muito por uma tarde com ela num café. Pode ser em Chicago, pode ser em Floripa, onde der. Por enquanto é na timeline e nos blogs respectivos, mas eu tenho essa mania de achar que um dia vou encontrar com todo mundo. Deixa.

O blog da Fal é tão famoso que só uma pessoa muito sem noção para “indicá-lo” - todo mundo já conhece. Mas tá lá, cheio de coisa boa e eu queria mais tempo pra me perder nele. Eu queria muita coisa nesse mundo, né? Eu sei.

O blog da Lolla é lindo, em tudo. No visual, nas fotos indefectíveis, na escrita forte, nos links malucos. Mas hoje vou dar o selinho para um post em particular, publicado lá essa semana. Leiam.

E tem a Renata, né. Dispensa apresentações. Adoro seus posts, alguns parecem canções tristes. E eu não resisto a uma boa canção triste, coisas de quem ainda ama Robert Smith, não me julguem. Selinho nela.

Eu sei que tem mais, mas preciso parar. O feriado vem aí e é preciso jogar as coisas dentro das mochilas. Minha trupe via pôr o pé na estrada. Não vamos longe, mas vamos bem. Tudo, tudo aqui, depois.

9 comentários:

larissa disse...

Linda foto!!
Falando ainda nas libras,observo feliz as oportunidades que surgem. Uma amiga minha usa as libras perfeitamente e aprendeu em um curso disponibilizado na UFCG para todos os alunos da área de educação,acho importantíssimo que os cursos de licenciatura estimulem o aprendizado das libras. Algumas empresas privadas, (em nome de uma suposta responsabilidade social)promovem cursos para os funcionários. Meu namorado, por exemplo, que trabalha em um Banco, tem noções de libras e consegue atender pessoas com deficiência auditiva. Legal, né?

Isa disse...

Ai, que lindo! Amei o selinho!!! Mil obrigadinhas!

HG disse...

Foto linda!
Boa viagem!

Renata disse...

Fico tímida. :)

Adorei!

:D

Tina Lopes disse...

NHOINHE pra você, querida, amei minha descrição, vou dar print screen e colocar num quadro no escri! hahahaahh agora vou tentar por o selinho do tumblr. Obrigadíssima!

Glória Maria Vieira disse...

E o Arthur, ein?! Coisa mais rica, Rita!
E enqnt a indicação dos blogs, assim que a UFAL deixar, eu visitarei com certeza. Porque tô louca com esse pouco tempo pra fazer tanta coisa!:~

E sim: AMEI as fotos das mamães. Lindas mesmo, né?!

Beijo enorme, flor!

Mari Biddle disse...

Brigada, Rita! Olha, eu amo café e amo Floripa. Quando fiquei grávida tive um surto praístico e fui a Floripa barrigudésima. Fiquei pertinho da Lagoa da Conceição desfilando de bikini me achando.


Obrigada pelo selo!

Esse doutor Arthur é uma coisa fofa demais da conta.

Bjkas

Borboletas nos Olhos disse...

Minha querida, já li este post tantas vezes que fiquei achando que tinha comentado...lesa demais, essa sou eu! Incríveis indicações, gostei muito. Bom passeio...

Rita disse...

Oi, pessoas,

segunda tentativa de responder aos comentários. Já tinha escrito um moooonte, o blogger apagou tudo, humpf.

Larissa, legal seu namorado saber libras, ne? Quando eu for aí no final do ano, vou cumprimentá-lo com "boa noite" no capricho, hehehe. Bj!

Isa, gostou? Beleza!

HG, a viagem foi ótima - vide novo post. :-)

Renata, fique não. :-)

Tina, hahahahaha - escolhe uma moldura bem bonita!

Glorinha, viu que médico fofo tenho aqui? Um luxo!

Oi, Mari, também com aquela sua barriga absurda de linda tinha mais é se mostrar mesmo! :-) Bj!

Luciana, deve ser o feriado, hehehe

Beijocas, pessoas!!

Rita

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }