Nicolelis e as crianças



Como falei no post passado, o Miguel Nicolelis, de quem virei fã logo que conheci um pouco de sua história e de seu trabalho, deu uma entrevista em que declarou publicamente seu apoio à candidatura da Dilma. A entrevista inteira pode ser lida no portal do Nassif. Resolvi publicar um trechinho aqui, considerando que hoje é dia da criança, já que elas têm sido o foco central do lindo trabalho científico-social que o Nicolelis encabeça lá em Natal. Não deixem de ler a íntegra da entrevista (bem curtinha - o projeto dele é maravilhoso) e de levar em conta as palavras desse brasileiro tão especial.

"Por que é que o sr. decidiu anunciar publicamente seu apoio à candidata Dilma Rousseff?

Porque desde as eleições do primeiro turno eu cheguei à conclusão que essa é uma eleição vital para o futuro do Brasil e eu estou vendo um debate que está se desviando das questões fundamentais na construção desse futuro e dessa maneira eu achei que como cientista brasileiro, mesmo estando radicado no Exterior — mas que tem um projeto no Brasil e tem interesse que o Brasil continue seguindo este caminho — eu achei que era fundamental não só que eu mas que todos que pudessem se manifestassem a favor e fizessem uma opção pelo futuro que a gente acredita que é o correto para o nosso país.

Que futuro é esse?

É o futuro da inclusão social, o futuro em que as crianças que ainda nem nasceram possam ter a educação, saúde, ciência, tecnologia e a possibilidade de construir os seus sonhos pessoais sejam eles quais forem. Futuro que nós, a sua e a minha geração não tiveram. E um futuro que não leve o Brasil a retornar a um passado recente onde nós tinhamos, além da insegurança financeira, uma total falta de compromisso com o povo brasileiro e com a coisa brasileira. Então, nesse momento para mim essa é uma eleição vital, é um momento histórico para o Brasil. Eu viajo pelo mundo inteiro e eu nunca vi o nome do Brasil e a reputação do Brasil tão alta (...)* e este é o momento de deslanchar de vez e não voltar para o passado."

***
 
Enquanto isso, no tapete da sala, a pequena agora tem uma varinha mágica e deve transformar todo mundo em "unicóneo" (o bicho favorito da Amanda, na atualidade, e o unicórnio - não me perguntem); e um garoto com um arsenal de Bakugans (não sei para que servem). E, como não sou tola, comprei um outro joguinho, o Identidade Secreta, bem divertido, para que as crianças de todas as idades dessa casa possam brincar também.
 
Mas aí chegam umas lembranças antigas, do dia da criança em que ganhei uma bola laranja, com a estampa do Pato Donald. E penso na minha mãe que me deu uma infância de carinho e proteção. E bate a saudade. E aí eu largo esse computador e vou pro telefone.
 
____
 
*No portal do Nassif há um link para o áudio da entrevista.

9 comentários:

Borboletas nos Olhos disse...

Ai, recebi meus pais aqui na cidade nova este fim-de-semana. Ainda não tinham vindo. Foi festa mesmo. Tenho sempre a sensação de abraço e cuidado quando penso nos meus pais. Foram lindos dias das crianças os que tive. Aliás, foi uma infância deliciosa. Obrigada por partilhar seus momentos e, assim, fazer-me recordar os meus.

Quanto à entrevista já li e já vou tratar de divulgar, claro. Bjs

Glória Maria Vieira disse...

Ai que bacana o senhor Nicolelis, né?! Tão bom saber que pessoas como ele, como você, estão ao lado da Dilma... E tão bacana qnt é saber o que ele faz. Que neurocientista engajado em causas sociais, ein?! Muito bom, Rita! E antes que eu esqueça: feliz dia das crianças, linda! Um beijo pra você e pros seus babyzinhos!

.: A Dilma nos encheu de orgulho no debate, ein?! Vibrei com cada pano limpo passado na sujeira psbdista!

Liliane disse...

Eu não sou um Nicolelis, mas também sai da toca depois do primeiro turno por que acho, como ele, imperioso não retroceder... Feliz dia das crianças para nós. Dilma 13 pelo nosso futuro e pelo de nossas crianças!
beijos

Borboletas nos Olhos disse...

Rita, esse texto vale a pena ler...
http://www.amalgama.blog.br/10/2010/para-voce-que-nao-votou-na-dilma/

Beijinhos

Luciane Curitiba disse...

Oi Rita, te mandei um e-mail com uma sátira que achei sensacional. Leia até o fim antes de brigar comigo, tá?! Hehehehehehehe. Bjo.

HG disse...

É isso mesmo... quando bater suadade, larga o que for e corre pro telefone. Eu bem sei o que é estar longe... Também faço isso, sempre!
Um beijo

Rita disse...

Luciana, Gloria, Liliane: o Nicolelis é genial não só em seu trabalho científico, né? Nossa, morro de babar pelo cara, orgulho gigante de ele ser brasileiro.

(Borboleta, excelente o texto, obrigada).

Luciane, quase caí pra trás quando passei a vista no texto, mas logo percebi que só poderia ser piada. Hahahaha, mas, olha, é bem por aí, viu? Cômico, puramente, se não fosse também trágico, né?

Beijocas, pessoas!

Rita

Anônimo disse...

SEM HABILIDADE COM NÚMEROS
Junia Oliveira, O Estado de Minas, 08/06/2010
http://wwo.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2010/06/08/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=141062/interna_noticia.shtml
Consta em
http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=34579041
http://blog.opovo.com.br/educacao/sem-habilidade-com-numeros/
http://isaude.net/z9h8, europsicologia e genética decrifram causas e
consequências da discalculia, Saúde Pública

Parece que em Minas ocorre um epidemia que faz criança nascer com defeito genético para aprender matemática. Como o seu blog não tem e-mail...

Rita disse...

Anônimo, obrigada pelos links. E o e-mail do blog é estradaanil@gmail.com

Rita

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }