Bolo feliz de maçã



De folga do trabalho, eu tinha duas opções para minha tarde diferente: passar horas resmungando porque minha encomenda está parada na Receita Federal há onze dias (casaquinhos fofos para os pititicos que a Anginha mandou pra mim), ou fazer coisa melhor. Resolvi fazer coisa melhor. 

Quer dizer, primeiro eu liguei para o povo dos Correios mais uma vez (já tinha ligado ontem e hoje pela manhã) só para ser desenganada ouvindo o que eu já sabia (não há nada que possamos fazer até a fiscalização liberar, senhora). Aí fui para a cozinha. É, eu sei o que você está pensando. Se a coisa está na Receita, por que ligar para os Correios? É assim mesmo, sabe? Well, whatever.

Agora... se o negócio ficar lá encalhado, paciência, eu embrulho os pequenos com outros casaquinhos, fazer o quê. Só fico com pena da Anginha ter tido trabalho em vão. :-(

Mas eu estava dizendo que fui para a cozinha. Bem, munida do melhor espírito o-que-tiver-de-ser-será, resolvi deixar o caso da encomenda pra lá e experimentar a receitinha que a Pérola_B me deu há dois dias. Na maior cara de pau, fiquei pedindo receita pelo twitter para usar aquele pacote de farinha de trigo integral que estava prestes a criar raízes no armário. E a simpatia da Pérola me mandou a receita dessa coisinha aí da foto. Hum... tão bom. E como realmente me senti muito bem enquanto preparava o bolo, já que andava querendo muito uma tarde de folga para ficar em casa sem horário ou compromisso, resolvi batizá-lo de bolo feliz. Porque é assim que eu estou me sentindo, apesar da Receita (Federal, não a do bolo), e é assim que vocês vão se sentir quando provarem uma fatia. 

Receita (do bolo, não a Federal):

Ingredientes

3 maçãs - uma bem picadinha e outras duas cortadas para o liquidificador
1/2 xícara de óleo de girassol
02 ovos (usei caipiras sô, prumodi a cumida ficarrr mais sardáver)
1 xícara de açúcar mascavo (usei cristal, porque tinha acabado o mascavo e aí detonei toda a saúde dos ovos caipiras, ô coisa)
2 xícaras de farinha de trigo integral
canela em pó à vontade, de acordo com seu humor (usei bastante)
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó 

Modo de fazer

Sorria.
No liquidificador bata o óleo, os ovos e duas maçãs picadas.
Transfira a mistura para uma tigela e adicione o açúcar; mexa bem. Em seguida, adicione a farinha de trigo e mexa bem também. Acrescente a canela, o fermento e o extrato de baunilha e misture tudo. Por fim, acrescente a terceira maçã, picadinha. 

Usei uma forma de 20 cm e assei em 50 minutos, a 200C. E deu certo. :-)

O bolo é muito fofo, uma coisa! Dica: se as maçãs que você escolher forem muito pequenas, use duas no final (picadinhas). 


Pérola, querida, o café está pronto. 

Anginha, eu queria te mandar uma fatia, mas tenho medo que fique encalhada na Receita. :-/

8 comentários:

Tina Lopes disse...

Minha nossa senhora, que coisa mais linda, babei.

Pérola disse...

ê coisa boa!!!
Quando quiser mais receitinhas, é só pedir!!!
=o)
Beijoca!

Segredo: esse bolo vira um cupcake daqueles!

Angela disse...

Nao tem problema, admirei as fotos, valeu a intencao... e Happy St Patricks Day!!! O dia (e principalmente a noite, para mim) hoje foi de muita cerveja verde, muita musica Irlandesa, muito violino, gaitas de fole e jiggle. Quisera eu tambem mandar a festa para ai, mas a receita... ia gostar tanto que ia ficar para eles. Entao vou tentar postar no fotolog. Quando o buzz passar. Beijao!

Richie disse...

Delícia de bolo!
E mto autruísta da sua parte não se deixar ficar louca por causa da encomenda qe não chega e ainda fazer um bolo tão lindo!

bom, dia, bjo! :D

Patricia Scarpin disse...

Está fofíssimo mesmo, dá pra ver pela foto, Rita!
Delícia de bolo. Hum! Adoro baking com maçãs.

Dani Etoile disse...

Se o bolo saiu assim, sem a encomenda, imagino com ela em mãos...
Delícia!
Bj
Dani

Anônimo disse...

Menina, andava com saudade das suas receitas. Vou fazer esse bolo feliz, feliz! Antes tenho que comprar farinha de trigo integral, nunca comprei. Será que serve a tradicional? é que queria fazer o bolo hoje, mas não estou nem um pouco a fim de enfrentar fila de supermercado hoje. Melhor não arriscar não é!? faço outro dia.
E logo, logo os casacos chegarão, a tempo da viagem, você verá!
beijos,
Ju

Rita disse...

Gente, foi tão bom fazer esse bolo! As crianças adoraram, minha querida Maria, que faz o melhor feijão, pediu a receita e por aí foi.

Ficou mesmo fofíssimo e bem saboroso. Talvez os "não iniciados" em comidinhas integrais estranhem um pouco o fato de não ser um bolo tão doce, mas nós aqui em casa aprovamos sem poréns. Algo que leva maçã com canela não pode mesmo dar errado.

Tina, obrigada pela visita, venha sempre!

Pérola, querida, obrigadíssima. Quero mais, mais receitinhas premiadas!

Anginha, não se preocupe, vou fazer novamente em nosso próximo encontro. Onde mesmo?

Richie, obrigada! Bom ver vcs por aqui outra vez!

Patricia, viu? Não tá na cara que tá fofinho. Está mesmo. Quer dizer, estava, porque já acabou.

Oi, Dani! Se a encomenda chegar, sou capaz de fazer outro, pra comemorar...

Oi, Ju. E agora, não sei como ficaria com farinha branca... mas, como eu disse, não pode dar errado porque tem maçã e canela. Mas eu esepraria pela farinha integral. É diferente...

Beijos, pessoas! Obrigada!

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }