A Corrente dos Muffins

A Rita leu no blog da Márcia que leu no blog da Ana que muffins são tudo de bom. Então agora tomara que alguém leia no blog da Rita que eles são mesmo, e que a corrente não se quebre porque a verdade é uma só: toda pessoa de bem neste mundo merece um muffin quentinho no café da manhã.

Como culinária não fazia parte da minha vida até bem pouco tempo atrás, eu, obviamente, não tinha forminhas de muffins na minha cozinha. Então comecei por aí: fui ao mercado e comprei as formas. E só de comprá-las, já senti o cheirinho de canela... humm.. Tudo bem, tudo bem, menos.

O próximo passo foi esperar a hora dos soninhos e, dessa vez, nada de batedeira na cozinha (v. o post “Sem noção” aí embaixo). Com a casa em silêncio, foi só ligar o laptop e acessar o lindo blog da Marcinha (http://www.marcinha.co.uk/) e seguir cada passinho, assim, como em um ritual mesmo, com a reverência devida. Imagino que para um chef, alguém que lida com os ingredientes como se eles fossem seus cúmplices, o prazer de cozinhar esteja um pouco justamente nessa intimidade. Às vezes observo um ou outro chef, em programas de tv, por exemplo, ou mesmo o meu respectivo na nossa cozinha, e vejo aquele sorriso fácil de quem sabe que o resultado da alquimia é um inevitável deleite. Mas comigo não é assim. Durante muito tempo, julguei-me totalmente incapaz de cozinhar bem o que quer quer fosse e me mantive a uma distância segura do fogão. Então agora, que decidi enfrentar o mito, dedico-me com disciplina às receitas e sigo-as como se elas fossem meu mestre a quem admiro e espero não desapontar. E ainda cozinho sem o sorriso da certeza, porque durante muito tempo acreditei que os ingredientes eram meus inimigos, não cúmplices. Então é absolutamente necessário que a receita seja muito boa, porque ainda sou incapaz de ajustá-la, caso alguma coisa desande no meio do caminho. E é por isso que adorei a receita que reproduzo abaixo, copiada do blog da Marcinha (eu exclui alguns comentários que ela acrescentou aos ingredientes, mas vocês podem ver tudo lá no blog dela):

"2 xícaras de aveia em grãos grossos
2 xícaras de farinha de trigo (ou 1 de trigo e 1 de integral)
1 xícara de açúcar (a Márcia usou mascavo - e eu também)
1 colher (sopa) fermento em pó químico
1/2 colher (chá) sal
2 colheres (chá) canela
2 ovos
1 xícara de leite
4 colheres (sopa) óleo
1 colher (chá) de essência de baunilha

Misture os ingredientes secos. Faça uma cova e coloque nela os ingredientes úmidos. Adicione seu toque pessoal, que faz dos muffins algo tão especial e diferente: passas, chocolate em pedacinhos, damascos, cranberries, blueberries, nozes, maçã. Misture delicadamente. Coloque nas forminhas e asse em 200ºC por 15-20 minutos. Esfrie-os numa grade e sirva."
Então assim o fiz e o resultado está aí. O meu toque pessoal ficou por conta das raspas de chocolate meio amargo que acrescentei juntamente com os ingredientes molhados.

Secos e molhados.





Só os secos.

No fundo do poço, os molhados.


Eles assando e eu rezando.



Tchan-nans!





As beldades.


A hora da verdade – pulos pela cozinha. Thanks, girls!
Eu saboreei os meus com nutella e chá de maçã com canela, porque rimar é bom. Na verdade, a nutella também é sugestão da Marcinha, que eu acatei porque, em matéria de culinária, é isso que a gente faz com as sugestões da Marcinha: acata.

E agora eu sou uma menina que sabe fazer muffins. Êêêêê!

E que ninguém se engane: apesar de todo o cuidado necessário, aventurar-me na cozinha tem sido uma experiência extremamente prazerosa e gratificante. Assim como dividi-la com vocês.

13 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Rita!
Ficaram lindinhos.
A pergunta que nao quer calar e: quem e Marcinha???
Eu tenho um clone?
Quando voce comecou a falar eu ate achei que era eu, ai eu lembrei que nao tenho um blog e nao sou grande coisa na cozinha...
Hum...
:(
Beijo,
Marcia

Ana disse...

Oi Rita!
Nossa, eu ja tinha ficado contente com o seu comentario no blog ontem, agora q vim aqui e vi o posto do muffin fiquei mais feliz ainda!
Que otimo q voce gostou!! Ficou tao feliz quando fazem receitinhas do meu blog e ficam boas!
Gostei muito do jeito que voce escreve, muito bacana o seu blog!
Espero q vc faca mais visitas la no blog! Se voces gostarem de muffins de banana os Banana-Bran Muffins sao uma delicia, e outros dois q sao favoritos aqui em casa sao o Vegan Pumpkin Muffins e o Morning Glory Muffins, acho q voce vai gostar!
E se quiser tentar salgados os Garden Muffins sao deliciosos tbem, outro q a gente adora.
Ahh, e muffins congelam ultra bem viu. Eh so esperar esfriar e colocar em um pote ou saco de freezer (ziploc). Na hora q quiser comer eh tirar um e colocar 30 segundos no microondas e pronto, ou entao deixar descongelar em temperatura ambiente - mas ai leva um tico mais de tempo! hehe! Aqui em casa me marido come um muffin todo dia no cafe da manha entao sempre tem um bag com eles no freezer.
Nossa, escrevi um livro!
Beijos!
Ana

Anônimo disse...

Ritinha!!! Que negócio é esse de blog???? Que negócio é esse de muffin??? Criatura adorada, me responda onde encontraste tempo para adentrar às artes culinárias, tendo que dar conta daqueles dois anginhos, dedicar-se ao trabalho, cuidar do teu filho mais velho (lei-se "marido"), tarefas que, aliás, sabemos que desempenha com a maior competência!!!! Grande beijo. Vou continuar acompanhando as tuas aventuras pelo mundo da culinária, informática, maternidade, etc....
Beijão
Clarissa

Anônimo disse...

Também me pergunto Clarissa, "como Rita consegue ainda cozinhar!?". Eu tenho uma filha, enquanto ela tem dois. Então, eu também posso, preciso é me organizar.
beijos,
Ju

Angela disse...

EEEPA!!! Alguem ai falou muffins?? Nao deixa Maxwell ouvir. Aqui eh a casa das muffins, tem muffins pra tudo quanto eh lado. A razao, eh Max, que adora blueberry mini muffins. Entao vou tentar um dia desses a receita da Ana. Por que apesar de nao gostar de cooking eu AMO baking, principalmente coisas doces! Entao nem vai pegar fogo :) Beijo grande.
p.s.: muffin hoje nao comi mas gostoso mesmo foi tomar cafe da manha na sua companhia atraves desse blog!!

Anônimo disse...

Ai meu deus Rita, será que consigo fazer tb? Seria uma suspresa e tanto pro maridão no famoso café da manhã daqui de casa. Juro que vou tentar..~bjs

Isabela

Rita disse...

Faz, Isabela, faz sim! Você vai ver que delícia... depois nos conta o resultado. Bjs!

Clarissaaa! Que bom te ver aqui! Venha sempre, amiga!! Bjs no seu gatinho fofo!

Anônimo disse...

O blllllog existe mesmo! hehehe

Tava tudo ótimo. Agora vamos aguardar o sushi!

Abraço - Tony!

Anônimo disse...

caramba.. postei no lugar errado! já foi...

Tony

Rita disse...

Não tem problema, Tony, pode postar à vontade, em qualquer post!! E vamos esperar o sushi, com certeza. (E acho que você escreveu aqui porque ficou hipnotizado pelos muffins... eheheh) Abraços!

Anônimo disse...

Rita, estou encantada com seu blog!
Descobri ele qdo vcs estava em Paris, e apareceu lá no Pedalando em Paris!
Vou casar em janeiro, e viajar para Paris de lua de mel, então, comecei lendo seu blog porque me interessei pela descrição dos programas que vcs faziam em Paris... e aí descobri que vcs foram pra Londres tbém, eu tbém vou, então comecei a ler os posts de Londres, a agora, estou amando tudo, o blog todo!
Estou anotando todas as receitas que vc posta em um caderninho, pois não levo jeito pra cozinha, mas vou tentar ser uma esposa prendada! hehehe
Falei ontem pro meu noivo, q leio tanto o blog q parece q vc é minha amiga... tipo ''ah, a Rita falou sobre isso, sobre aquilo'' sabe?

Um abraço, e continue escrevendo pq é uma delícia passear por aqui!
Ana Carolina Mocci.

Anônimo disse...

Obs: tem um erro na segunda linha, só vi agora.. ''vc estava''

Ana Carolina Mocci.

Rita disse...

Ana Carolina, fico muito feliz com seu comentário. Que bom que o blog tem sido útil e agradável pra você. Terei muito prazer em sua companhia, sinta-se à vontade. :-)

E boa sorte na sua vida nova.

Bj!
Rita

 
©A Estrada Anil - Todos os direitos reservados. Layout por { float: left; }